Família de Acolhimento Temporário

Por muito bom que seja um refúgio nunca se pode equiparar à vivência de um lar com rotinas caseiras e a presença frequente pessoas conhecidas que dão festas e mimos. Com poucas excepções, um gato saudável e feliz quer companhia humana e felina.

O que significa ser FAT?

Ser FAT na realidade significa melhorar a qualidade de vida de um ou mais gatos enquanto esperam adopção.

Gosta de gatos mas não quer o compromisso? Então continue a ler.

Porque é que uma FAT é mil vezes melhor do que um refúgio?


Os gatos são por excelência animais sociais. A sua natureza requer alguma liberdade social e num refúgio isso é limitado. Se está numa jaula passa o dia a olhar para os outros lá fora. Se está numa divisão encontra-se de repente com vários outros gatos que nunca viu na vida e de quem não sabe se gosta. Os refúgios são ambientes stressantes onde poucos gatos relaxam a 100%.

O factor psicológico do acolhimento temporário é fundamental. Num ambiente de gatil é comum encontrar gatos deprimidos e como consequência o seu sistema imunitário enfraquece ficando mais susceptível de contrair doenças. Os refúgios são por natureza como os hospitais, sítios onde entram bactérias e virus. Esta combinação não é boa.

Por isso nunca paramos de procurar novas FATs. Nunca são suficientes, principalmente durante os meses de Abril a Agosto, com o aparecimento anual de ninhadas.



Está a considerar ser FAT mas não sabe como funciona?

Há muitos tipos de FAT, há aquelas que só acolhem gatos adultos e meigos, outras que só acolhem ninhadas ou casos urgentes, há ainda as que acolhem qualquer animal em qualquer situação, se houver vaga para ele ou as últimas e mais raras, as que só acolhem casos perdidos.


Cada candidato a FAT, em conjunto com os Gatos à Solta, decide o tipo de acolhimento que quer oferecer e com essa informação encontramos o gato mais acertado.

Requisitos:

- ter espaço para acolher um gato
- ter alguma experiência com gatos
- ter a responsabilidade e disponibilidade necessária para cuidar dele



Quais as obrigações de uma FAT?

As FATs devem cuidar e vigiar o gato acolhido e oferecer as condições físicas e psicológicas adequadas. Devem ter disponibilidade para receber possíveis adoptantes em sua casa, sempre acompanhados por um membro dos Gatos à Solta e avisados com antecedência.

A razão que a maioria das pessoas invoca para não acolher um gato temporariamente em sua casa, é a despedida.

A hora de dizer adeus é talvez a parte mais difícil de ser FAT, mas uma adopção feliz significa que esse gatinho já encontrou um lar e abre assim uma vaga para outro que a necessita desesperadamente. É um processo extremamente gratificante e educativo e a grande maioria das nossas FATs acabam por repetir o acolhimento. Para famílias com crianças particularmente dadas a animais pode ser uma experiência enriquecedora que cultivará na criança uma cultura de respeito e generosidade para com os animais.

Para além disso não é necessário abrir os cordões à bolsa para ser FAT, os Gatos à Solta cobrem todas as despesas. Areia, alimentação e visitas veterinárias são da nossa responsabilidade, assim como aconselhamento e visitas a casa se necessário.

Também não há duração mínima ou máxima para ser FAT, tudo depende da disponibilidade de cada família e do processo de adopção de cada animal.


Se quiser ler um relato de uma das nossas FATs, a Ângela, clique aqui.


Interessado em ser FAT de um (ou mais) dos nossos afilhados?  Escreva-nos para gatos.a.solta@gmail.com.


Todas as candidaturas a FAT têm que passar por um processo de triagem e aconselhamento.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Bem vindo ao nosso blog de adopções, aqui poderá conhecer os nossos amigos felinos e caninos.

Todos os nossos animais são dados vacinados, desparasitados e esterilizados.

A nossa actividade é mantida única e exclusivamente por doações de privados. As consultas veterinárias, medicamentos, alimentação e manutenção dos nossos animais dependem das suas doações pelo que qualquer ajuda é bem vinda.

A adopção de qualquer um dos nossos protegidos pressupõe a assinatura de um Termo de Responsabilidade e a entrega em casa da futura família.

Etiquetas

Lisboa, cidade felina. Grandes, pequenos, meigos, ariscos, andam pelas ruas a sobreviver dia a dia ou à procura de melhor futuro. É duro ser gato de rua.

- Copyright © Gatos à Solta -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -